segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Tensões do acorde, como usar




Tivemos uma olhada em como acordes de sétima são construídos. Vamos concentrar a nossa atenção sobre as tensões.
As tensões são notas que fazem parte de um acorde, mas não estão acordes tons (1 3 5 7).
Vamos dar uma olhada novamente em escala maior C:
C Escala Maior

C D E F G A B
1 2 3 4 5 6 7

Harmonia Quartal - Dissonância e Resolução - Intervalo Musical - Modos Gregos

Há 3 anotações deixadas em escala maior, que não são tons de acordes: 2, 4 e 6. Se somarmos esses tons para o acorde, tornam-se as tensões. Na maioria das vezes nós jogamos tensões uma oitava maior em comparação com os tons de acordes porque senão eles ficam no caminho dos tons de acordes (o acorde soaria "barrenta"). Essa é também a forma como as tensões são notados:
  • 2 torna-se 9: 2 + 7 (a quantidade de notas em uma oitava) = 9
  • 4 torna-se 11
  • 6 torna-se 13
Então, se somarmos o 2 a Cmaj7 chegarmos Cmaj9:
C E G B D
1 3 5 7 9
As outras duas notas que são deixados na escala (4 e 6), são casos especiais em combinação com acordes maiores:
  • Primeiro de tudo, há algo que chamamos de evitar notas: notas que são meio tom acima do tom de acordes. Evite notas soam desarmônica, é por isso que eles são geralmente evitados.
    Se tivermos um olhar para o 4 da escala maior C (f), notamos que é um meio passo acima da e (3 de Cmaj7). Assim, a 4 (f) é uma nota evitada para Cmaj7 e muitas vezes não é usado neste acorde.
  • O 6 é também um caso especial em combinação com acordes maiores. A maior parte das vezes quando adicionar um 6 a um acorde, o 7 é omitido e não há oitava adicionados ao 6. Isto é porque a 6 e 7, pode ficar no caminho de cada um dos outros.
Então, se somarmos o 6 a C acorde temos um C6:
C E G A
1 3 5 6
O mesmo vale para 6 em combinação com acordes menores: o B7 é omitido.
Se somarmos a 6 de Dm7 chegarmos Dm6 Cuidado:. A 6 não é mais um como está no exemplo acima C6 porque a raiz do acorde alterado para D. O 6 é agora B (DEFGA B C).
D F A B
1 b3 5 6
O 4 não é uma nota evitada em combinação com acordes menores, porque é dois meios tons acima do b3 e não um meio tom.
Nós podemos com segurança adicionar o 4 a Dm7 e temos Dm11:
D F A C G
1 b3 5 b7 11
(Nota: teoricamente, o 9 é incluído também em um menor 11 acorde)
O 4 é também um caso especial em combinação com acordes dominantes. Quando um 4 é adicionado a um acorde dominante, a 3 é omitida.Os acordes como estes são chamados acordes sus4 e muitas vezes funcionam como um atraso para um acorde dominante.
Acordes sus4 muitas vezes também incluem um 9. Aqui está o acorde G9sus4:
G C D F A
1 4 5 b7 9
Há também algo chamado tensões alteradas (B9, n º 9, B5, B13). Essas tensões vêm da escala menor harmônica ou da escala alterada e será coberta mais tarde em outra lição. O mesmo para a n º 11, que trata da escala lídia dominante.



Aqui está uma lista de todos os tipos de acordes que já vimos até agora e suas tensões:
Tipo Chord Adicionado Nota Símbolo
Maior 2 Cmaj9
4

º 4
/

Cmaj7 # 11
evitar nota

# 11 sai da escala lídia
6 C6 omitida 7
Menor 2 Cm9
4 Cm11
6 CM6 omitida 7
Dominante 2

b2

º 2
C9

C7 (b9)

C7 # 9

b9 e # 9 sai da escala alterada
4 C7sus4
6

b6
C13

C7 (b13)


b13 sai da escala alterada

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