quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Harmonia quartal



Acordes que são construídas pelo empilhamento(sobreposição) de 3º e mais música ocidental hoje usa nada, mas esse tipo de acordes.
Há também acordes com base em quartas, em vez de terças. Esses acordes em quartos se tornaram populares por McCoy Tyner (piano player de John Coltrane). Aberturas quartal têm um som jazzy e funcionam muito bem na música modal. Eles são usados ​​com mais frequência na música modal e, geralmente, em um tom menor ou dominante.

Construção

Como são esses acordes quartais construído e como é que eles olham no braço da guitarra?

Vamos começar com a escala D Dórico:
D E F G A B C

Vamos construir um acorde nas primeiras notas da escala, mas em vez de empilhar terços estaremos empilhamento quartas:
D G C F
O resultado é um acorde que você poderia chamar um Dm11, mas eu não quero dar nomes a essas aberturas quartais porque eles se comportam como "camaleões" harmônicas:
  • Se colocarmos um D no baixo de nosso primeiro exemplo, temos um Dm11.
  • Com F no baixo temos um F (6/9).
  • A G no baixo nos dá uma Gsus4.
Poderíamos continuar a construir acordes nas outras notas da escala, mas eu acho que você começa o retrato.

Diagramas de acordes

Vamos dar uma olhada em como aberturas quartais olhar no pescoço:

1) 4 acordes de cordas, nota mais baixa na corda A

Jazz Guitar Chords: Quartal aberturas
Aqui estão os diagramas de acordes para as 4 formas de acordes que você tem que lembrar:
Jazz Guitar Chord Chart: Quartal VoicingsJazz Guitar Chord Chart: Quartal VoicingsJazz Guitar Chord Chart: Quartal VoicingsJazz Guitar Chord Chart: Quartal Voicings
2) 4 acordes de cordas, nota mais baixa na corda D
  
Jazz Guitar Chords: Quartal aberturas
Aqui estão os diagramas de acordes de guitarra para as 4 formas de acordes que você tem que lembrar:
Jazz Guitar Chord Chart: Quartal VoicingsJazz Guitar Chord Chart: Quartal VoicingsJazz Guitar Chord Chart: Quartal VoicingsJazz Guitar Chord Chart: Quartal Voicings Eu gosto de olhar e utilizar aberturas quartais mais como uma escala harmonizada, em seguida, como os acordes reais: eles são muito útil como um dispositivo de improvisação solo. Eles também funcionam bem para acompanhamento ou para a criação de vampiros.
Oferta

Como usar acordes quartais (quartal Chords)

Para ajudar você a começar com a aplicação de acordes quartais ao seu jazz  e ideias solando acordes, aqui estão três exemplos de como você aplicaria esses acordes em um acorde II - VI progressão.
  Exemplo 1
Este primeiro exemplo usa acordes diatônica sobre um acorde progressão II-VI em C maior. Observe como certos acordes quartais irão soar mais "dentro" das mudanças, enquanto outros vão soar um pouco mais "fora" da corda dada. Esta é a razão pela qual tantos jogadores gostam de usar esses acordes em solos, o fato de que ambos podem soar dentro e fora das alterações, mesmo quando usando notas da chave pai subjacente da progressão.

Acorde quartal lamber 1  Exemplo 2
Este segundo exemplo usa uma técnica que McCoy Tyner gostava de usar em seu jogo, assim como o grande guitarrista de jazz Joe Diorio, entre outros. A ideia por trás deste riff é que você tocar o acorde quartal para Dm7, então você jogar da mesma forma até um terceiro intervalo menor, criando tensão em sua linha que é, então, resolvido por um meio passo para o quartal acorde Em7 sobre Cmaj7. Não é para todos os gostos, mas pode ser uma ótima maneira de adicionar uma sensação de tensão jazz moderno e solte para o seu trabalho de acordes.

Acorde quartal lambida 2  Exemplo 3
Aqui está um exemplo de que mesmo pequenas 3 abordagem, apenas se aplica a uma frase mais longa e para cada acorde dentro dessa frase. Mais uma vez, isso irá criar um forte senso de tensão em suas linhas, por isso você precisa praticar não só subir um terceiro menor com esses acordes, mas o mais importante resolvê-los depois de criar essa tensão.

Acorde quartal lamber 3

1 comentários:

Harmomusica

Harmomusica