A Diminuta é uma escala muito particular e simétrica. Essa escala é também chamada de escala tom-semitom, porque ela é construída pela alternância de intervalos de tons e semitons, sempre nesta oredem. Uma escala como essa em Dó consiste de "Dó, Ré, Eb, Fá, Gb, Ab, Bbb (sí dobrado bemol), Si" , este B dobrado bemol é o intervalo que é diminuta, ou seja, 7 Diminuta e o Gb é uma 5 diminuta. Essa escalas contêm oito notas cada. Na verdade, há somente três escalas diminutas distintas no total. Sendo C, C# ou Db e D, sendo todas as outras restantes variações destas primárias.
Uma formula para se escrever a escala diminuta a partir da nota fundamental é:
I - II - bIII - IV - bV - bVI - bVII - VII
Observe que:
O 3º grau da escala é bemol isso gera uma terça menor;
O 5º grau da escala é bemol isso gera uma quinta diminuta e não menor;
O 7º grau da escala é dobradobemol isso gera uma sétima diminuta.
Estas característica apresentadas fazem a diferença entre o acorde meio diminuta e o acorde diminuta.
A escala diminuta delineia um acorde de sétima diminuta e é por
isso usado sobre acordes diminutos. Por exemplo, a escala diminuta de
Dó (já mostrada) pode
ser tocada sobre Cdim ou Cdim7. O símbolo clássico para acordes
diminutos, um pequeno círculo " º ", também é usado às vezes a partícula "dim", desta forma:
Cº ou Cdim
A escala diminuta pode ser tocada sem problemas sobre um acorde diminuta, sendo a escala gerada pelo acorde, ou seja, a escala tem o mesmo nome do acorde. Desta forma a escala irá gerar naturalmente as tensões 9º,11º e b13como mostra o preimeiro exemplo. Já se executar a escala diminuta sobre um acorde de 5º dominante (isso já é um pouco avançado), irá gera umas tensões diferentes para o acorde em execução (segundo exemplo). Tomando C como fundamental temos os exemplos:
Ex 1
Ex 2
Harmonia Quartal - Dissonância e Resolução - Intervalo Musical - Modos Gregos
Essa escala é muito similar à escala alterada, que, se você recorda, também é chamada de escala diminuta de tons inteiros. A escala alterada em Dó contém as primeiro cinco notas da escala diminuta ST de Dó e as quatro últimas (superpondo o Mi e o Fá Sustenido) da escala de tons inteiros de Dó. Já que ambas as escalas contêm quintas rebaixadas e nonas rebaixadas e elevadas, elas são às vezes usadas indistintamente sobre acordes de sétima da dominante. Tente ir para o piano e praticar essas duas escalas com sua mão direita, sobre a fundamental, terça e sétima na esquerda. Elas soam muito similares. Muitos fakebooks são inconsistentes no uso dos símbolos alt, #9, b9, b5, #9#5, e b9b5. A lição aqui é que você vai ter que contar com seus ouvidos e com o bom senso para se guiar no uso dessas duas escalas.
0 comentários
Postar um comentário