segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Modos gregos, alguma dúvida?





 Quais são os modos gregos de guitarra?
Os modos são escalas derivadas da escala maior.
Modos não são novidade, os modos como os usamos hoje foram formalizados por volta de 1675.
Você provavelmente tem todos os modos jogado antes, talvez sem perceber que você estava jogando-los. Você pode jogar uma escala maior? Então você sabe que o primeiro modo (de 7), o modo Jônico ...
Como fazer Modos?
O modo C Jônico (C Escala Maior) é o primeiro modo e não contém sustenidos e bemóis. Os números de 1 a 7 compõem a "fórmula de escala", uma forma teórica para representar uma escala. 
Vamos jogar a partida escala maior C da segunda nota. Este é o segundo modo, o modo de Dórico. A terceira e sétima nota são um meio tom mais baixo comparado com o modo Jónico. 
Agora vamos jogar a partida escala maior C da terceira nota. Este é o terceiro modo, o modo de frigia. A terceira e sétima nota são um meio tom mais baixo comparado com o modo Jónico. 
Podemos continuar isso para as outras notas da escala maior, mas eu acho que você começa a foto até agora. Se você rolar um pouco para baixo você encontrará uma lista com todos os 7 modos.



Cada modo tem o seu próprio som. Este som depende de como os intervalos são mapeados através da escala. Embora as notas em ambas as escalas são exatamente os mesmos, o som da escala é completamente diferente porque o centro tonal mudou. No modo C Jónico, o centro tonal é C. No modo D Dórico, o centro tonal é D.
Cada modo tem um acorde relacionado. Podemos achar que acorde pelo empilhamento terços na primeira nota do modo. Vamos fazer isso para o modo C Jônico: CEG B. O resultado é um acorde Cmaj7
I
Jônico
1  3  5  7
CDEFGAB
Cmaj7
Se você construir um acorde na primeira nota do modo Dórico você receber uma Dm7:
II
Dórico
1 B3  5  B7
DEFGABC
Dm7
Aqui está uma visão geral dos 7 modos da escala maior C, a sua fórmula e acorde correspondente:
I
Jônico
1 2 3 4 5 6 7
CDEFGAB
Cmaj7
II
Dórico
B3 1 2 4 5 6 B7
DEFGABC
Dm7
III
Frígio
1 B2 B3 4 5 B6 B7
EFGABCD
Em7
I V
Lídio
1 2 3 4 5 6 # 7
FGABCDE
Fmaj7
V
MixoLídio
1 2 3 4 5 6 B7
GABCDEF
G7
VI
Eólio
1 2 4 5 B3 B6 B7
ABCDEFG
Am7
VII
Lócrio
1 b2 b3 4 b5 b6 b7
BCDEFGA
Bm7b5

1. C Modo Jônico
  • Fórmula: 1 2 3 4 5 6 7
  • Acorde relacionadas: Cmaj7
  • Use: em acordes maiores
2. Modo de Dórico D
  • Fórmula: 2 1 B3 4 5 6 B7
  • Acorde relacionadas: Dm7
  • Use: em acordes menores
3. E o modo frígio
  • Fórmula: 1 B2 B3 4 5 B6 B7
  • Acorde relacionadas: Em7
  • Use: em acordes menores
4. F Modo Lídio
  •  Fórmula: # 1 2 3 4 5 6 7
  • Acorde relacionadas: Fmaj7
  • Use: em acordes maiores
5. G Modo MixoLídio
  • Fórmula: 1 2 3 4 5 6 B7
  • Acorde relacionadas: G7
  • Use: em acordes dominantes. A escala MixoLídio é uma das escalas que é frequentemente usado em jazz blues.
6. A Modo Eólio
  • Fórmula: 1 5 4 2 B3 B6 B7
  • Acorde relacionadas: Am7
  • Use: em acordes menores
7. B Modo Lócrio
 Fórmula: 1 B2 B3 B5 B6 B7
  • Acordes relacionados: Bm7b5
  • Use: em meia diminuiu acorde

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