Quais são os modos gregos de guitarra?
Os modos
são escalas derivadas da escala maior.
Modos não são novidade, os modos como
os usamos hoje foram formalizados por volta de 1675.
Você
provavelmente tem todos os modos jogado antes, talvez sem perceber que você
estava jogando-los. Você pode jogar uma escala maior? Então você sabe
que o primeiro modo (de 7), o modo Jônico ...
Como
fazer Modos?
O modo C
Jônico (C Escala Maior) é o primeiro modo e não contém sustenidos e
bemóis. Os números de 1 a 7 compõem a "fórmula de escala",
uma forma teórica para representar uma escala.
Vamos
jogar a partida escala maior C da segunda nota. Este é o segundo modo, o modo
de Dórico. A terceira e sétima nota são um meio tom mais baixo comparado
com o modo Jónico.
Agora vamos
jogar a partida escala maior C da terceira nota. Este é o terceiro modo, o modo
de frigia. A terceira e sétima nota são um meio tom mais baixo comparado
com o modo Jónico.
Podemos
continuar isso para as outras notas da escala maior, mas eu acho que você
começa a foto até agora. Se você rolar um pouco para baixo você encontrará uma
lista com todos os 7 modos.
Cada modo tem o seu próprio som. Este som depende de como os intervalos são mapeados através da escala. Embora as notas em ambas as escalas são exatamente os mesmos, o som da escala é completamente diferente porque o centro tonal mudou. No modo C Jónico, o centro tonal é C. No modo D Dórico, o centro tonal é D.
Cada modo
tem um acorde relacionado. Podemos achar que acorde pelo
empilhamento terços na primeira nota do modo. Vamos fazer isso para o modo C
Jônico: CEG B. O resultado é um acorde Cmaj7
I
|
Jônico
|
1 3 5 7
|
CDEFGAB
|
Cmaj7
|
Se você
construir um acorde na primeira nota do modo Dórico você receber
uma Dm7:
II
|
Dórico
|
1 B3 5 B7
|
DEFGABC
|
Dm7
|
Aqui está
uma visão geral dos 7 modos da escala maior C, a sua fórmula e
acorde correspondente:
I
|
Jônico
|
1 2 3 4
5 6 7
|
CDEFGAB
|
Cmaj7
|
II
|
Dórico
|
B3 1 2
4 5 6 B7
|
DEFGABC
|
Dm7
|
III
|
Frígio
|
1 B2 B3
4 5 B6 B7
|
EFGABCD
|
Em7
|
I V
|
Lídio
|
1 2 3 4
5 6 # 7
|
FGABCDE
|
Fmaj7
|
V
|
MixoLídio
|
1 2 3 4
5 6 B7
|
GABCDEF
|
G7
|
VI
|
Eólio
|
1 2 4 5
B3 B6 B7
|
ABCDEFG
|
Am7
|
VII
|
Lócrio
|
1 b2 b3
4 b5 b6 b7
|
BCDEFGA
|
Bm7b5
|
1. C Modo
Jônico
- Fórmula: 1 2 3 4 5 6 7
- Acorde relacionadas: Cmaj7
- Use: em acordes maiores
2. Modo
de Dórico D
- Fórmula: 2 1 B3 4 5 6 B7
- Acorde relacionadas: Dm7
- Use: em acordes menores
3. E o
modo frígio
- Fórmula: 1 B2 B3 4 5 B6 B7
- Acorde relacionadas: Em7
- Use: em acordes menores
4. F Modo
Lídio
- Fórmula: # 1 2 3 4 5 6 7
- Acorde relacionadas: Fmaj7
- Use: em acordes maiores
5. G Modo
MixoLídio
- Fórmula: 1 2 3 4 5 6 B7
- Acorde relacionadas: G7
- Use: em acordes dominantes. A escala MixoLídio é uma das escalas que é frequentemente usado em jazz blues.
6. A Modo
Eólio
- Fórmula: 1 5 4 2 B3 B6 B7
- Acorde relacionadas: Am7
- Use: em acordes menores
7. B Modo
Lócrio
Fórmula: 1 B2 B3 B5 B6 B7
- Acordes relacionados: Bm7b5
- Use: em meia diminuiu acorde
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