segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Tensões de acorde, como colocar?

Tensões do acorde

Quando construimos um acorde, devemos ter em mente as tensões disponíveis. Para não ficar perdido podemos observar umas dicas que nunca falha. Mais primeiro vamos entender.
As Tensões de um mode geral, são notas acrescentada após a 8º, ou seja, em um acorde de Dó temos C - E - G se acrescentarmos mais uma nota seria o B, formando um acorde de C7M.

Qual o critério?
Todo acorde é formado por empilhamentos de nota com intervalos de 3ªs ou de 4ªs, no caso falaremos de empilhamentos de 3ª, que seriam os acordes de tríades e tétrades de terças ( para saber sobre harmonia quartal clique no link). O empilhamento é feito com sucessão de intervalos de 3ª M (maiores) e 3ªm (menores). Por exemplo no acode de Dó temos uma 3ª M do C p/ E e uma 3ªm do E p/ G. Se acrescentar outra nota ela deverá ser obrigatoriamente uma 3ª M, que no caso seria o intervalo do G p/ B. Se houvesse a necessidade de acrescentar outra nota, seria uma 3ª m após o B que é o D, gerando a tensão (9) em relação a nota fundamental C.

 
Observe que houve uma alternância de 3ª M e 3ª m, para formar um C7M(9), mais nem em todos os casos serão assim com alternância. Para formar um acorde diminuta por exemplo, só precisamos de intervalos de 3ªm.
 Outra observação é que as notas empilhadas devem pertencer a escala tonal. Nunca poderia acrescentar uma F# (existem exceções) em acorde que pertencem ao campo harmônico de C. Não haveria a possibilidade de ter um G7M no campo harmônico de C, pois não existe F# na escala de C maior. Tem um G7 pois a nota disponível é o F, e este gera a tensão 7.
O posicionamento de cada nota em relação a fundamenta irá nomear o acode gerado, mais isso já em formação de acorde.

Quais as Tensões disponíveis na escala maior?

Vamos entender a escala maior como graus em sequencia e obedecendo o campo harmônico.
C7M(9) - Dm7(9) - Em7(b9) - F7M(9) - G7(9) - Am7(9) - Bm7(b5)(b9)
 Observamos que os graus ficam
I grau = I7M(9)
II grau = IIm7(9)
III grau = IIIm7(b9)
IV grau = IV7M(9)
V grau = V7(9)
VI grau = VIm7(9)
VII grau = VIIm7(b5)(b9)

Essa regra dos graus se aplica a qualquer escala maior, somente observe o posicionamento do acorde em relação a escala e depois aplique as formulas.

0 comentários

Postar um comentário

Harmomusica

Harmomusica