Escala Hexafônica
Muitas vezes a Escala Hexafônica ou Tons Inteiros é uma das
primeiras escalas simétricas que muitos guitarristas e músicos começam a explorar em seus estudos,
toda a escala de tons inteiros, é uma dominante legal, sonoridade que você
pode usar para adicionar tensão.
Sendo uma escala
simétrica, toda a escala de tons é construído com apenas um intervalo entre
cada nota, toda a etapa, daí o nome. Ao fazer isso, você forma uma escala
que contém a 3, # 11, # 5 e B7 intervalos (entre outros), razão pela
qual você pode aplicar esta escala para qualquer 7 # 5 acorde no seu jogo, ou a
qualquer sétimo acorde quando você quiser trazer um som # 11 e # 5 para que a
mudança de acordes.
Nesta lição você
aprenderá como construir e aplicar toda a escala de tons de sua
guitarra jazz, como jogar vários dedilhados para esta escala, aplicar padrões
de escala a estes dedilhados e, finalmente, aprender licks todo tom de escala
comuns e uma amostra de blues solo que utiliza essa escala em sua construção.
Qual é a escala de tons
inteiros?
Toda a escala de tons é
uma escala simétrica de seis nota, que é construído, iniciando na nota tônica,
em seguida, movendo-se em passos inteiros até chegar a próxima nota tônica, 6
notas de distância. O tom inteiro escalado é usado para solo sobre
dominantes 7 # 5 acordes.
Para ajudar você a
visualizar como toda a escala de tons é construído, aqui está um layout da
estrutura intervalo para toda a escala de tons, bem como detalhando como as etapas inteiras
(W) são usados para criar esta escala de seis nota.
A Escala Hexafônica
|
1
|
9
|
3
|
# 11
|
# 5
|
B7
|
1
|
||
Armado com este
conhecimento teórico de como construir e aplicar toda a escala de tons, vamos
passar para a aplicação dessa escala com o fingerboard como você aprende quatro
formas comuns para toda a escala de tons em seus estudos.
Para começar, aqui está
uma G escala hexafônica com a nota fundamental na 6ª corda,
movendo-se na posição de que a nota de partida.
Seguindo em frente,
aqui é um C escala hexafônica em posição, começando na quinta corda e
subir de posição de que a nota tônica.
O próximo G escala
hexafônica começa na sexta corda e usa um dedilhado de deslocamento para
mover-se a partir desse ponto de partida. Ao fazer isso, você está jogando 3
notas em cada corda, usando a mesma forma em cada cabo, como você subir o
seu caminho até o braço da guitarra.
A escala final nesta
seção é um C escala hexafônica que começa na quinta corda e usa um dedilhado
de deslocamento para se deslocar até o braço da guitarra de lá.
Padrões de Prática de escala de tons inteiros
Com os quatro exemplos da escala hexafônica sob seu cinto, vamos olhar para quatro variações de um padrão de escala que você pode usar em sua prática para expandir sua técnica e conhecimento de toda a escala de tons no braço da guitarra.
Enquanto esses padrões
são escritos ao longo de um G, você pode aplicar esses padrões para qualquer
formato ou chave de escala. Como assim, cada padrão é escrito ascendente até
a escala forma, mas sinta-se livre para trabalhar esses padrões para baixo
cada escala como você trabalha-los ainda mais em seus estudos.
O primeiro padrão de
escala apresenta 3rds subindo a escala. Isto significa que você
joga a primeira nota da escala, seguindo-se a terceira nota, em seguida, a
segunda nota, seguido pelo quarto nota, e assim por diante.
Agora você irá reverter
esse padrão, aplicando descendente intervalos 3ª à sua rotina prática
escala de tons inteiro.
No próximo teste
padrão, você irá combinar os dois primeiros padrões de como você joga-se a
primeira 3 e para baixo o segundo terceiro intervalo, continuando esse padrão alternando ao
longo da escala.
O padrão final
apresenta o inverso do padrão de escala anterior, como
agora você está começando com um terceiro ascendente, seguido por um terceiro
descendente como você trabalha esse padrão através da escala.
Como foi o caso com os
dedilhados de escala, uma vez que você tiver qualquer um desses padrões de
escala sob seus dedos, colocar uma faixa de apoio e começar a solo
sobre 7 e 7 # 5 acordes usando os padrões desta seção para construir suas
linhas e frases improvisadas .
Licks da Escala toda
Agora que você aprendeu
quatro dedilhados para toda a escala de tons, e quatro padrões de escala diferentes
para trabalhar com esses dedilhados, vamos passar a estudar esta escala em uma
situação musical, trabalhando as três licks de exemplo a
seguir.
O Lick usa
o G toda a escala de tons de solo sobre a G7 # 5 acorde, a aplicação
mais direta dessa escala em uma situação solos.
A segunda Lick usa o
G escala hexafônica durante um G7, V7, acorde em um curto, dois bar,
a progressão II-VI na chave de C maior, trazendo um 7 # 5 de som para que parte
da progressão.
A Lickfinal nesta
seção usa o G escala hexafônica sobre o acorde V7, G7, bem como o acorde
VI7alt, A7alt, em uma progressão-VI-VI ii na chave de C
major. Mais uma vez, trazendo um som 7 # 5 a ambos os acordes na
progressão.
Depois de aprender
esses três licks de exemplo, tente escrever licks de seu próprio gosto sobre
estes, e outros, progressões de acordes usando toda a escala de tons para
delinear cada sétimo acorde nessas progressões.
Escala de Tons inteiros em um Blues
Para terminar a sua
introdução a toda a escala de tons, aqui é um solo de amostra escrito
sobre uma progressão de blues I-IV-V na chave de G que você pode aprender e
usar em seus estudos e improvisou solos.
Cada seção de quatro
barras do solo de está escrito como um stand-along frase, tão
à vontade para aprender o solo de uma frase de cada vez e, em seguida, trazer
todos os 3 frases juntos depois disso. Cada vez que toda a escala de tons
é usado ao longo dos acordes, ele é usado pelo menos uma vez sobre cada acorde G7-C7-D7, ele
será marcado acima da guia na música para que você saiba onde ele se senta na
carreira solo.
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