Acordes Básicos / Tons Relativos
Bom começamos
então com a seguinte pergunta. Como encontrar os mais prováveis acordes que uma
música normalmente exige para que se possa acompanha-la satisfatoriamente ?
Escolhido o tom da música, pode-se encontrar esses acordes entre os INTERVALOS de sua própria escala.
Vamos supor que
seja DO MAIOR
Notas
|
Classificação
|
Os prováveis acordes
são
|
DO
|
Tônica
|
Tônica
|
RE
|
Supertônica
|
Sétima Da Dominante
|
MI
|
Mediante
|
Sétima Da Tônica
|
FA
|
Subdominante
|
Subdominante
|
SOL
|
Dominante
|
|
LA
|
Superdominante
|
|
SI
|
Sensível
|
|
DO
|
Tônica Oitavada
|
|
Os prováveis acordes citados
acima podem ser consideradas ACORDES
BÁSICOS. Vamos achar cada um
deles em DÓ MAIOR.
Classificação
|
Descrição
|
Tônica
|
É O Acorde Fundamental De Dó
|
Sétima Da Dominante
|
É A Sétima De Sol, Que
Seria A Nota Fa.
|
Sétima Da Tônica
|
É A Sétima Da Do, Que Seria Sib.
|
Subdominante
|
É A Subdominante De Do, No
Caso O Acorde De Fa.
|
Com o
quadro acima conseguimos identificar os quatro ACORDES BÁSICOS para se acompanhar em DÓ, SOL7, DO7 e FA.
Bem, mas esses acordes serviriam talvez para acompanhar músicas bem
simples, como valsas antigas e canções infantis.
Recorre-se
então ao tom RELATIVO, procurando
ampliar o campo de ação. Para os tons maiores, os RELATIVOS acham-se a um tom
e meio abaixo, acontecendo o inverso para os menores. Em DO MAIOR, portanto, o RELATIVO é LA MENOR.
O que foi feito em DO MAIOR,
repete-se em LA MENOR, para achar
seus ACORDES BÁSICOS. Observa-se
que, na Sétima da Tônica, o tom menor passa para maior.
Classificação
|
Descrição
|
Tônica
|
É O Acorde Fundamental De LAm.
|
Sétima Da Dominante
|
É A Sétima De MI, Que Seria
A Nota RE.
|
Sétima Da Tônica
|
É A Sétima Da LA, Que Seria SOl.
|
Subdominante
|
É A Subdominante De LA, No
Caso O Acorde De REm.
|
Então já temos oito ACORDES
BÁSICOS para acompanharem DÓ MAIOR e
LA MENOR, prestem muita atenção nas
pestanas desses acordes e nos dedos a serem usados na formação de cada um.
0 comentários
Postar um comentário