Agora você já sabe como encontrar as notas de um acorde, mas como você pode traduzir isso para a guitarra?
A primeira coisa que você precisa saber é que nem todos os tons de acordes é igualmente importante:
- 3 e 7 são as notas importantes de um acorde, porque eles decidir o tipo de acorde. Eles também são importantes para a condução das vozes .
- O 1 é a nota menos importante, porque normalmente é jogado pelo baixista.
- O 5 não é tão importante, quer e pode ser perturbador às vezes.
- As tensões adicionar cor e interesse para um acorde, por isso é preferível usar as tensões em vez de 1 e 5.
Outra coisa que você precisa saber é que um meio tom equivale a um traste na guitarra.
Aqui está um exemplo de diagramas de acordes, vamos começar com um C: CEG (1 3 5)
Vamos ter um olhar para o diagrama de acordes:
X15135: C
da esquerda para a direita (a partir de baixo corda E para alta corda E), temos:
- X: o baixo E-corda não é tocada
- 1: a raiz do acorde 1 ou é jogado na A-corda
- 5: a 5 ª do acorde é jogado na cordas D
- 1: de novo a raiz, mas agora no G-corda
- 3: o terceiro é jogado na string B
- 5: o quinto é jogado novamente, mas desta vez no alto E-corda
Esse acorde não soa muito jazzy embora, então vamos apimentar um pouco e torná-lo um Cmaj7 (1 3 5 7), substituindo a 1 no G-string com o 7:
X15735: Cmaj7
Em vez de duplicar a raiz no G-corda, trocamos ele para a 7 do acorde.
Agora vamos adicionar um pouco de cor, vamos torná-lo um acorde Cmaj9 (1 3 5 7 9):
X1379X: Cmaj9
Trocamos o 5 º no D-string para o 3 º e mudamos a 3 sobre o B-string para um 9.
Este Cmaj9 seria uma boa corda se você estiver jogando bossa nova, guitarra solo ou na configuração do duo, mas se você jogar com um baixista e você não quer ficar em seu caminho, é melhor omitir a raiz e jogar em apenas as cordas mais altas:
XX3795: Cmaj9 / E
Em vez de jogar a raiz do acorde, agora jogar o quinto no alto E-string.
Um acorde como isso é chamado de inversão de acordes: um acorde que não tem a raiz no baixo. Existem três tipos de inversões de acorde:
- Primeira inversão: a 3 ª no baixo.
- Segunda inversão: a 5 ª no baixo.
- Terceiro inversão: a 7 ª no baixo.
O que você precisa fazer se você quiser fazer esse acorde dominante? Simples, basta olhar para as fórmulas de acordes: o 7 tem que ir a meio tom abaixo (major é 1 3 5 7, dominante é 1 3 5 b7).
Dê uma olhada no diagrama de acordes, o b no g-string tem que se tornar ab plana. O resultado é a primeira inversão de C9: C9 / E
XX3b795: C9 / E
E se nós queremos fazer este acorde menor? A partir do acorde dominante temos que abaixar o terceiro meio passo (dominante é 1 3 5 b7, menor é 1 b3 5 b7). Na guitarra, isso significa whe tem que abaixar a nota e no d-string meio passo para um e plana. O resultado é a primeira inversão de Cm9: Cm9 / E
XXb3b795: Cm9/Eb
Uma ótima ferramenta para ajudá-lo com o construção de acordes de guitarra é a guitarra Chord Finder
Para concluir o nosso tutorial eu vou dar-lhe alguns exercícios de construção de acordes Encontre as notas das seguintes acordes (as soluções estão na. próxima página ):
Por exemplo: Fm7: F Ab C Eb
Agora é a sua vez:
- Gm7:
- Abmaj7:
- C # maj7:
- A9sus4:
- B7:
- Edim7:
- Gdim7:
- D7b9:
- D # m7b5:
- Dmaj7:
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