terça-feira, 8 de abril de 2014

Um segredo da Blue Note


Uma das origens da música jazz é o blues e você pode ouvir claramente que a influência do jazz hoje. Nesta lição nós vamos ter um olhar para o lado blues do jazz.

Blue Note

As escalas que são usadas mais em blues são a escala Mixolidia ea escala pentatônica, tanto reforçada com Blue Note. Blue note são uma gota de afinação do 3, 5 e 7 de uma escala maior. Na maioria das vezes, quando alguém se refere a escala de blues que significa a escala pentatônica menor com um b5 (Blue Note).

Mais de harmonia dos azuis consiste em acordes dominantes. Por que é que jogar uma escala menor sobre um acorde dominante parece tão bom? Porque o b3 da escala pentatônica é uma blue note para o acorde dominante e a tensão do b3 da escala contra o 3 natural do acorde cria o blues típico som. Você pode usar esta tensão em seus solos, jogando com o contraste entre a nota azul eo natural 3.
Algumas técnicas de fazer isso:
  • Hamer-on em ou slide do b3 ao natural 3
  • Misture a escala mixolídio com a escala de blues
Aqui está um exemplo de mistura de escalas:
Azuis Tabs
A primeira parte usa a escala Mixolidio C (com natural 3), a segunda metade do segundo bar usa a escala pentatônica menor C (com uma superfície plana 3).
Aqui está outra azuis lamber. Ele usa uma escala de blues em G.
Azuis Tablatura
Para mais exemplos de a escala de blues, ouvir gravações de azuis guitarristas como Stevie Ray Vaughan ou BB King. Para exemplos de a escala de blues no jazz, confira guitarristas de jazz como George Benson ou Kenny Burrell .
Existem algumas outras maneiras que você pode usar a escala de blues. Dê uma olhada nas seguintes abas da guitarra:
Blues Guitar Tabs
Estes são os primeiros oito barras de uma progressão de acordes de blues em Fá. A maneira tradicional de usar a escala de blues estariam usando os F escala de blues no acorde F7, mas ao invés disso eu tocar o blues D escala no acorde F7.

Funções do blues D escalonar ao longo F7: 13, 1, 9, b3, 3 e 5.
Você vê que há tanto a nota azul eo terceiro naturais nela.

Por Bb7 eu uso a escala de blues F:

Funções dos F escala de blues sobre Bb7: 5, b7, 1, b9, 9 e 11.
Olhe para o B9, não pare no apartamento 9, resolvê-lo para o 9 ou o 1.
Algo semelhante acontece neste lamber:
Blues Guitar Riffs
Ela começa com um arpejo F, seguido por um arpejo Dm7 no bar 2. Note-se que a b7 de F7 é retardada até que a última barra. Fazer isso cria variação e é uma boa técnica para anunciar a mudança de acordes para Bb7.

0 comentários

Postar um comentário

Harmomusica

Harmomusica